quarta-feira, 29 de junho de 2011

O “LÓIA”

         Esta é a bonita história de um menino pobre que residia no alto sertão maranhense e que, pela sua rara inteligência e grande força de vontade conseguiu vencer na cidade grande.
         Vinha sempre à Balsas fazendo companhia ao pai, a quem ajudava na tarefa de conduzir e vender os produtos da terra que trazia do sertão. Fala-se que até os doze anos de idade ainda não tinha freqüentado nenhuma escola regular.
         Em uma de suas vindas à cidade, aproveitou o pequeno intervalo do trabalho e foi até o Educandário Coelho Neto para falar com o Professor Joca Rego e demonstrar o seu desejo de estudar. Encontrou guarida e total apoio daquele grande mestre, que certamente viu nele a possibilidade de se projetar.
         Em pouco tempo demonstrou a sua grande capacidade e já era auxiliar do mestre, ensinando para algumas turmas. Destacou-se no esporte, onde fez brilhante figura.
         Terminando os estudos em Balsas seguiu para São Luís, onde cursou a Faculdade de Direito. Entrou para a política obtendo completo êxito, primeiro como vereador na Capital, depois eleito duas vezes para a Câmara Federal, sempre com destacada atuação. O seu voto marcou a vitória da emenda que instituiu o divórcio no País, foi um voto de coragem,  visto que havia grande pressão contra o divórcio. Recebeu muitos aplausos das galerias na hora de dar o seu voto, que ficou famoso.
         Esse menino de quem falo não é outro, se não o nosso ex-governador Luís Alves Coelho Rocha, que na intimidade é tratado carinhosamente por “Lóia”. Como grande governador dedicou grande atenção à sua terra natal, realizando muitas obras, que jamais serão esquecidas.
         Para mim é um exemplo típico de coragem, força de vontade e dedicação. Demonstrou um sentimento que admiro muito nas pessoas - a gratidão ao velho mestre.

Nenhum comentário: