quarta-feira, 29 de junho de 2011

A FAMÍLIA

         Desejo fazer aqui apenas um pequeno esboço. Não se trata de uma árvore genealógica, no sentido exato. É só para que os nossos filhos e netos tenham uma idéia de como tudo começou.
         De minha parte, a começar dos meus avós paternos: Pedro José da Silva e Otília Silva tiveram dois filhos: João e Raimundo. Em segundas núpcias, Pedro e Isaura Maria tiveram os seguintes filhos: Maria Isaura, Ondina, Olindina, Júlia, Bernardino (tio Benu), José (Cazuza Ribeiro), Emídio Rosa (Rosa Ribeiro), Frutuoso, João Clímaco e Firmino. De todos esses, neste ano de 1991, só resta vivo o João Clímaco, que por sinal é o mais novo. Todos os demais já passaram para o Oriente Eterno, já deixaram este mundo de tantos sofrimentos, estão na paz de Deus.
         O João Ribeiro da Silva (meu Pai) e Maria Ribeiro da Silva (minha Mãe) tiveram os seguintes filhos: Antônio, Zenóbia, Pedro, Aluízio, Alberto, Maria de Lourdes, Raimundo, José e João.
         Nasceram mais cinco irmãos, que infelizmente não completaram a infância. Faleceram em tenra idade; são: Otília, Cecília, Francisco, Maria Amarilis, e novamente Maria Amarilis. De todos eles guardo lembrança de Francisco e das duas Maria Amarilis. Os demais desapareceram quando ainda eu não fazia uso da razão. Fica aqui o registro e as minhas preces para que todos estejam em bom lugar.
         Dos que chegaram à idade adulta já faleceram: Antônio (Ribeirinho), Pedro e José. Deus reserva para os que merecem, um lindo lugar chamado “Campos Elísios”. Espero e confio que Deus tenha em sua companhia todos eles, e que um dia também eu mereça chegar por lá.
         Alberto Ribeiro da Silva (que vos fala) e Francisca Amasile Pereira da Silva (Zisile), tiveram os seguintes filhos: João Ribeiro, Getúlio Alberto e Lúcia de Fátima.
         João Ribeiro da Silva Neto e Maria Aliete Lima e Silva, tiveram os seguintes filhos: Alberto Neto e Cristiane.
         Getúlio Alberto Ribeiro da Silva e Maria Elenith Câmara, tiveram os seguintes filhos: Natália, Arthur e Mariana.
         Daqui para frente vamos ver o que acontece e quem vier atrás de mim que procure registrar pois, ao contrário, tudo ficará perdido no vendaval da vida.
         Agora vamos aos avós maternos: Antônio Pereira da Silva (Tunim) e Hermelinda Pires Ferreira, tiveram os seguintes filhos: Maria (minha Mãe), Luís, Rita, Corina, Albertina, João Batista e Lourdes. De todos estes, só está viva a Lourdes, que é a mais nova. Todos os demais já faleceram. Já conheceram o outro lado da existência, seus espíritos estão em bons lugares, visto como, todos viveram e sofreram por aqui, conheceram as agruras deste mundo e agora estão no Paraíso, por certo.
         João Batista Pereira da Silva e Nemézia Santiago Pereira, tiveram as seguintes filhas: Francisca Amasile (Zisile), Zélia, Teresinha e Hermelinda.
         Já falamos aqui dos ascendentes de Francisca Amasile, que são os meus, visto que somos primos legítimos.
         Pela parte da Zisile, são seus avós paternos os mesmos meus, de quem já falamos. Os seus avós maternos são: Rosendo Santiago e Josefa Santiago (Zuza), como era conhecida. Tiveram os seguintes filhos: José, Nemézia, Amélia, Maria Helena e Alexandre. De todos esses, o único que ainda está vivo é o Alexandre, todos os demais já passaram para o outro lado da vida.
         Uma curiosidade: de todas as filhas de Nemézia Santiago Pereira a única que não é viúva é minha mulher, Zisile. Peço ao meu bom Deus que isto só venha a acontecer lá para o ano 2010, por aí assim.     

Nenhum comentário: