quarta-feira, 29 de junho de 2011

O EMERSON


         Balsas é uma cidade muito rica em acontecimentos interessantes. Garanto a vocês que se soubesse escrever, se tivesse capacidade para descrever as suas belezas, os seus encantos, tudo que sinto por esta terra e por este povo, o faria com a maior satisfação.
         Permitam-me utilizar os limites da minha inteligência para dizer um pouco do que sei, daquilo que presenciei durante a minha vida, assim como histórias que me contaram e que desejo transmitir para outros.
         Esta é uma delas. Eu não vi, não estava lá, mas me foi relatada por um amigo - e tem cunho de absoluta veracidade.
         Em passado recente - o fato se deu há pouco tempo - chegaram a Balsas dois rapazes em missão técnica de alta responsabilidade.
         Como é costume na terra, no intervalo do serviço, foram tomar o seu banho no rio, que é uma das boas atrações da cidade. Lá chegando ficaram ali pelo “Pedro Doguinha”, saboreando uma cervejinha bem gelada, antes de entrar na água.
         Neste ínterim, chegou o velho e querido “Gabriel Guarda”, homem simples, um dos mais antigos moradores da cidade, trabalhador, figura querida e estimada por todos. Ao entrar em contato com os dois rapazes foi logo perguntando:
         - O que os senhores são? Queria saber a profissão de ambos, ao que um deles respondeu:
         -  Somos engenheiros eletrônicos.
         Ao que o nosso Gabriel disse:
         -  Eu tenho um filho formado nisso.
         Gargalhada de deboche dos dois homens. Achavam inteiramente impossível um cidadão como aquele ter um filho formado. Voltaram a falar:
         -  Meu amigo, esta é uma profissão difícil, achamos que o seu filho é formado em outro ramo.
         -  Pois tenho pra mim que é nisto mesmo, retrucou Gabriel.
         Logo depois, vai chegando também para o seu banho diário no rio Balsas o Dr. Rosi, médico e figura das mais importantes da cidade. Nesta hora o Gabriel volta ao assunto e pergunta:
         -  Dr. Rosi, o meu filho Emerson é formado em que, mesmo?
         -  Ele é engenheiro eletrônico, respondeu o Dr. Rosi.
         Aí é que os dois rapazes “caíram do galho”. Com grande surpresa, perguntaram:
         -  Como é o nome completo do seu filho?
         E a resposta veio de imediato:
         -  Ele se chama Emerson Rodrigues Fernandes.
         -  Pois meu amigo, queira nos desculpar, o Emerson é nosso chefe, estamos aqui por recomendação dele, executando um trabalho por sua ordem.
         O Emerson é engenheiro da Embratel  e naquela época estavam em preparativos os trabalhos de montagem da estação repetidora de Balsas.
         Volto a insistir que estou relatando a história tal como me foi contada. Não aumentei nem omiti nada. Os personagens estão aí, vivos, para confirmar tudo.
         O certo é que, em se tratando de Balsas, tudo pode acontecer.

Nenhum comentário: