Faustino de Carvalho e Silva, nasceu em 19 de abril de 1922, na cidade maranhense de Barreirinhas. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Fortaleza. É filho do Desembargador Fausto Fernando da Silva e de Dona Emirene de Carvalho e Silva, ambos de saudosa memória.
Nos encontramos primeiro em Balsas, ainda na infância, ocasião em que seu pai era Juiz de Direito daquela comarca. Posteriormente em Teresina e agora aqui em Fortaleza, onde temos alicerçado a nossa boa amizade.
Foi Agente de Estatística da cidade de Timon, antiga Flores, no Maranhão. Adjunto de Promotor e Promotor Público em Teresina. Professor de Português no Ginásio Leão XIII e colégios São Francisco de Sales e Demósteles Avelino, em Teresina.
Foi advogado, Inspetor e gerente do Banco do Brasil, com destacada atuação em todas as funções que exerceu. Assessor da diretoria do Banco do Estado do Maranhão. Diretor da “Holding” Costa Pinto, na cidade de Aldeias Altas (Ma).
Atualmente milita no fórum das comarcas de Caxias e Timon, no Maranhão e de Teresina, no Piauí.
Recebeu até hoje os seguintes títulos honoríficos:
- presidente da Sociedade Amigos de Santa Maria do Suaçuí;
- cidadão de Itapipoca;
- cidadão de Itapajé;
- cidadão de Caxias;
- cidadão de Fortaleza;
- diploma de sócio honorário da União Artística Caxiense.
A sua atuação como Gerente do Banco do Brasil ficou bastante conhecida pelo dinamismo que deu a todas elas, promovendo grandes campanhas de fundo social em diversos setores. Ajudou na construção de igrejas, escolas e até estádios de futebol. Em Caxias promoveu festas de Natal em 1966 e 1967, que marcaram época e ainda hoje são lembradas.
Encontra-se hoje aposentado dos cargos públicos, mas atuando na área de advocacia.
A nossa amizade vem de longas datas. No tempo que foi inspetor e gerente do Banco do Brasil fora de Fortaleza, era eu o encarregado de resolver todos os seus negócios por aqui, sempre dentro de um clima de confiança mútua, que perdura até hoje.
É reconhecida por todos a sua grande tendência para o ramo da construção. Irrequieto, dinâmico, muito trabalhador, é inteiramente impossível vê-lo parado. Faz parte do seu temperamento estar sempre em constante atividade.
As suas decisões são inteiramente imprevisíveis. É capaz de tomar grandes deliberações de um momento para outro. Não recua diante de dificuldades.
Está sempre demonstrando alegria, mesmo nos momentos em que tem de enfrentar problemas sérios.
O Faustino, além de tudo que falei, é um engenheiro construtor em potencial, mas em compensação é um péssimo jogador de gamão. Tem levados surras homéricas.
Ao resolver este relato de minha vida, julguei do meu dever prestar esta simples homenagem a este amigo que tanto estimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário