quarta-feira, 29 de junho de 2011

DR. GONZAGA E LOURDES

        Luís Gonzaga da Silva e Maria de Lourdes Pereira da Silva tiveram os seguintes filhos: José Bernardino, Maria de Lourdes (Lourdinha) e Luís Gonzaga (Gonzaguinha), constituindo uma família das mais queridas e respeitadas da cidade.
         O Dr. Gonzaga, como era conhecido, exerceu com a maior dignidade a profissão de farmacêutico, fazendo também o papel de médico em muitas ocasiões, nos períodos em que não havia profissionais da Medicina em Balsas. Despertou “ciúmes” em muitos médicos, que chegavam a Balsas e não faziam clientela,  porque o povo preferia as consultas com o Dr. Gonzaga, cujo diagnósticos ficaram famosos. Descobria a doença e aplicava o remédio certo, sem necessidade de qualquer exame auxiliar.
         Hoje em dia é diferente. O cidadão vai ao médico e primeiro tem que passar um mês inteiro caminhando para os laboratórios, de “déu em déu”. Muitas vezes quando descobre a doença é tarde demais, o cabra já está devidamente “despachado”. Não é verdade?
         O Dr. Gonzaga era um homem de vasta cultura, lia bastante e se mantinha perfeitamente atualizado com o mundo, dentro, logicamente, das possibilidades da época. Bastante reservado, muito metódico, de fina educação, conquistou o respeito, a amizade e o carinho de todos que o conheceram.
         Dona Lourdes, sua esposa, continuou o trabalho do marido por muitos anos, mantendo a farmácia, enfrentando grandes dificuldades, como foi revelado por ela mesma nas conversas que tivemos.
         É um baluarte na política. A sua ajuda é sempre pleiteada pelos políticos locais e até mesmo pelos de fora. Durante as campanhas a sua casa está sempre cheia de eleitores que a procuram.
         Sem sair de casa ela toma conhecimento de tudo que se passa, agindo sempre a favor dos seus. É sem dúvida uma pessoa admirável.
         Ao Dr. Gonzaga o meu preito de saudade. E à minha tia, minha amiga Lourdes o meu abraço e meus votos de boa sorte.

Nenhum comentário: