Didácio Coelho dos Santos era o seu nome completo. Pela profissão que exerceu por longos anos, mereceu ficar na memória do seu povo como “Dr. Didácio”, prova de carinho e amor. Naquela qualidade de competente farmacêutico, prestou os mais relevantes serviços à população de nossa terra. A todos atendia com presteza e dedicação, jamais faltando a qualquer pessoa que o procurasse, mesmo nas altas horas da noite.
Político dos mais atuantes, foi deputado estadual em duas legislaturas, com participação brilhante e dedicação plena. Foi também prefeito da cidade por duas vezes, exercendo o cargo com dignidade exemplar.
Tinha prodigiosa memória e transmitia aos políticos mais jovens os seus conhecimentos e orientações todas as vezes que era consultado por eles.
Ao lado de sua atuação política, foi também um homem de sociedade. Sua residência foi palco de grandes acontecimentos sociais, grandes bailes, na época que Balsas não tinha clube e as festas eram realizadas nas casas residenciais.
Era intenção dos seus filhos reviver aqueles bons tempos, realizando uma festa à moda antiga, nos mesmos moldes de tantas e tantas que aconteceram outrora.
Grande folião, promoveu e participou de memoráveis festas carnavalescas. Lembro-me muito bem de que em 1939 foi eleito Rei do Carnaval balsense.
No último contato que mantive com ele comprovei a sua proverbial boa vontade em atender os clientes. Chamei-o às altas horas da noite, tendo sido atendido com a maior gentileza.
Com o seu falecimento, que ocorreu recentemente, Balsas perdeu um dos mais ilustres vultos da sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário