segunda-feira, 4 de julho de 2011

PARA FAZER CORISCO

Esse tema da tremenda desigualdade entre ricos e pobres é muito vasto e tem sido motivo para toda espécie de discussões, polêmicas de toda ordem envolvendo gente das mais diversas categorias, homens de grande saber, desde que o mundo é mundo. Sempre foi assim, e pelo visto acho que a humanidade tão cedo não vai encontrar um meio para solucionar o problema.
A coisa não é tão fácil, ou melhor, é muito difícil, havendo até quem afirme que jamais aparecerá uma solução para o assunto. De minha parte, alimento a esperança de que um dia se consiga ao menos amenizar um pouco, se houver concessões de ambas as partes.
A propósito, vou relatar uma história que foi contada pelo meu amigo José Ribeiro, um dos operários mais competentes que encontrei até hoje, visto como é de uma versatilidade fora do comum em tudo que se mete a fazer. Ele me contou o seguinte.
Estavam dois homens trabalhando em uma pedreira, debaixo de um sol causticante, cada um de posse de uma pesada marreta, quebrando pedras para a construção de um açude. Ao mesmo tempo estavam dois engenheiros, confortavelmente instalados na sombra de uma frondosa árvore, saboreando uma loirinha suada e conversando amenidades, planejando como aproveitar melhor as delícias da vida. Houve entre os dois operários o seguinte diálogo:
- Olhe ali compadre, aquilo é que é vida, nós aqui dando o maior duro e aqueles dois ganhando dinheiro na maior moleza, isso não está direito, um dia tem que mudar.
- É compadre, mas em compensação quando a gente morrer a coisa vai ser diferente.
- Que conversa é essa, compadre, você parece que não aprendeu nem o pai nosso, tá escrito lá: “assim na terra como no céu”, quando nós chegarmos lá em cima vamos é quebrar pedra de novo, do mesmo jeito.
- Compadre, não me diga essa besteira, quebrar pedra lá em cima para que? Responda-me pelo amor de Deus.
- Quebrar pedra para fazer corisco, compadre, é isso aí!
Ora, você já pensou? O camarada vive aqui no maior sufoco, sofrendo toda sorte de privações, comendo o pão que o diabo amassou e quando morre ainda vai quebrar pedra para fazer corisco...

Nenhum comentário: