segunda-feira, 4 de julho de 2011

A MERENDA É DE GRAÇA

 

Quando eu trabalhava na TV Educativa, onde estive algum tempo na função de contador, fiz uma brincadeira com um dos nossos funcionários, que na época serviu de gozação para todos.
Havia um motorista chamado Josi, muito meu amigo, cabra bom, muito atencioso, mas ficou conhecido como desligado, desses camaradas que não se ligam muito bem nas coisas, meio lunático, e por esse motivo sempre foi alvo de certas piadas e fofocas.
Em uma ocasião, saí com o Josi para tratar de um assunto na Secretaria de Educação do Estado, e como sabia que o caso tomaria um tempo mais ou menos longo, deixei-o lá embaixo e fiz e ele esta recomendação:
- Olha ali Josi, aquela cantina pertence ao Estado, é tudo de graça, não se paga absolutamente nada. Você pode merendar o que entender, que é tudo por conta do cão. É uma das melhores coisas que existem aqui no Ceará.
Subi para tratar dos assuntos e deixei o nosso Josi lambendo os beiços, na certeza de que faria um lanche fora de série. É preciso frisar bem que o Josi era cabra comedor.
Na  hora que eu saí, o Josi se passou para essa cantina foi com gosto de gás. Pediu logo dois sucos de laranja duplos, acompanhados de quatro coxinhas. Depois de alguns minutos mandou o rapaz preparar uma coca-cola e dois sanduíches de presunto. Comeu que nem um cavalo e em seguida ia saindo na maior calma, sem se preocupar com o tamanho da despesa, lembrando-se da minha recomendação. Limpando os dedos num guardanapo de papel e palitando os dentes, na maior cara de pau.
O encarregado da cantina estranhou o fato e perguntou:
- Ei, cidadão, quem é que vai pagar essa despesa?
Ao que o Josi responde na maior calma:
- O Seu Alberto falou que aqui é tudo de graça e que não se paga nada.
Quando eu cheguei, de longe vi logo aquele bololô, na área. Confusão dos diabos, o rapaz da cantina já em ponto de briga. Aí foi que eu entrei para esclarecer a brincadeira.
- Josi, você parece que não tem o juízo certo. Era tudo brincadeira minha, eu pensei que você não ia levar a sério, onde é que já se viu alguma coisa de graça nesse país?
Paguei toda a despesa, o que já era intenção minha. E voltamos para a TV Educativa levando o assunto para servir de fofoca do dia.
Antigamente as coisas por ali eram bem diferentes.

Nenhum comentário: