segunda-feira, 4 de julho de 2011

Carta a meu pai Alberto Ribeiro

Nota explicativa

Abaixo uma carta – in memorian – que escrevei para o meu pai Alberto, como se ele pudesse ter lido. Sua passagem ocorreu no dia 5 de abril de 2001. Até hoje, como vocês podem ver, o Mestre Alberto ainda está conosco.

                                                        João Ribeiro da Silva Neto


Fortaleza, 19 de abril de 2001
   Ao meu querido pai Alberto

Papai: gostaria que o senhor pudesse ter concluído mais outro livro, conforme era sua pretensão. Do jeito que nós combinamos, todos os textos que o senhor me entregou foram digitados e estava à espera de mais material. Infelizmente não foi possível, mas tudo bem, o que temos é suficiente.

Minha saudade agora é enorme e mais uma vez chorei. Não fique triste. Fiquei feliz quando sonhei com o senhor quando, pelo telefone, lhe perguntava notícias e  o senhor respondia que “estava tudo bem”, que não tinha acontecido nada, que eu ficasse calmo pois o senhor estava tranqüilo. Saiba que o senhor está agora muito mais presente do que em qualquer dia esteve em nossas vidas. Os seus exemplos de vida sempre serão inesquecíveis para todos nós.

A propósito, estou ainda aprendendo, a cada dia, a pensar e agir que nem o senhor me ensinou durante toda a nossa convivência, onde sempre prevaleceu o diálogo franco e leal de ambas as partes. Procurarei refrear mais o meu temperamento e atitudes fortes, levando a vida como ela deve ser. Graças ao senhor eu aprendi a ser uma pessoa sem orgulho nem vaidades e graças a Deus recebi o dom de não guardar nenhum tipo de rancor.

Pai: resolvi imprimir todos os artigos em ordem alfabética, pois não pude ter a sua ajuda para decidir como seria o próximo livro seu, os capítulos, a seqüência, enfim tudo. Em alguns desses trechos, a exemplo do que aconteceu comigo quando os li, tenho certeza de que seu espírito iluminado brilhou intensamente, deixando aflorar verdades absolutas sobre a vida e outros tantos aspectos que envolveram o seu sentimento de homem correto como o senhor sempre foi.

Logo que puder vou gravar no computador, para nossos familiares e amigos mais íntimos, um CD contendo o seu livro, fotografias suas e de toda a nossa família, do Sítio Cristália e do Sítio Nevada, e nele incluirei também as músicas que o senhor mais gostava. O Alberto Neto, a Cristiane e a Aliete me ajudarão nesta tarefa.

Gostaria muito de poder também, qualquer dia desses, estar ao seu lado, alcançar as graças de Deus que o senhor conseguiu por seus méritos e procedimentos aqui nesta passagem na terra. Eu sei que isso vai ser difícil...

Não se preocupe que vamos tomar conta da mamãe direitinho, certo?
Um grande abraço do seu filho que muito o estima. Até qualquer hora e contaremos todos sempre com sua ajuda.

Não esqueça que “continuamos”... , lembra?

                                                          João Ribeiro da Silva Neto           

Nenhum comentário: