segunda-feira, 4 de julho de 2011

O DOMINGO DE RAMOS

Sou capaz de apostar que tem muito católico por aí que não sabe a origem dessa bonita festa da Cristandade. Existem pessoas que passam a vida inteira nos confessionários, aborrecendo a paciência dos vigários, mas nunca se preocupam com o significado das festas religiosas que tanto apreciam.
Essa do Domingo de Ramos é uma delas. O povo comparece às missas, reza, faz os pedidos e promessas e não estão aí para o verdadeiro sentido das comemorações.
Vou tentar contar a história para aqueles que não a conhecem. Os      letrados, os sabidos, os que entendem as coisas que me perdoem; não é minha intenção ensinar o pai nosso a vigário.
Estava Jesus Cristo na cidade de Cafarnaum, onde fez grandes prodígios, realizando muitos milagres, quando resolveu com os seus apóstolos seguir para a cidade de Jerusalém, onde foi recebido em triunfo pela população, que o aplaudia e exaltava de todas as maneiras. Entre as homenagens recebidas o povo resolveu conduzir ramos de todas as espécies, os quais eram agitados e depois colocados no seu caminho para enfeitar a sua entrada gloriosa.
Foi uma verdadeira apoteose aquela festa magnífica. Poucos dias depois aconteceu a sua paixão e morte, vindo depois a ressurreição para alegria do mundo cristão. Tudo isto é para demonstrar como as glórias desse mundo são efêmeras. Aquele mesmo herói de poucos dias atrás estava entregue aos seus ferrenhos inimigos, que não conseguiram entender a sua pregação. Assim foi e assim será sempre, os homens insistem em não ouvir os conselhos, mesmo daqueles que só tem em mente o bem da humanidade.
Pois é meus amigos, para relembrar aquela entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, a igreja católica resolveu instituir o Domingo de Ramos, que hoje é comemorado com grande alegria.
Para quem já sabia do significado desse acontecimento as minhas desculpas, e para quem não sabia fica aí a lição.

Nenhum comentário: