segunda-feira, 4 de julho de 2011

LIÇÃO DE VIDA


Quando eu era jovem, sempre gostei de proclamar que o maior pavor que tinha era a morte. A lembrança que um dia, mais cedo ou mais tarde eu teria que partir para a grande viagem, era para mim um grande tormento.

Por muitos e muitos anos alimentei esse pensamento, até que um dia, em conversa com uma tia que residia em Balsas, e aqui faço questão de registrar o seu nome: Tia Ritinha, ela tirou da minha mente essa tremenda tolice.

Dizia ela, com a sabedoria e bondade que Deus lhe deu: 

- Pois Alberto, abandone de uma vez esse medo que lhe atormenta. Estou completando 75 anos e jamais ouvi falar de uma pessoa que estando determinada para morrer, não morreu porque estava com medo.

Neste mundo não se deve temer nada que faz parte da ordem natural das coisas.
A partir daquele abençoado momento, passei a encarar tudo com mais realismo, passei a ver o mundo de outra forma, certo de que não se deve temer um acontecimento que é inevitável, que vem definitivamente para todas as classes, não é privilégio de ninguém.

São estes pequenos acontecimentos que muitas e muitas vezes se transformam em grandes lições de vida. São pessoas como a minha tia Ritinha, que não tinha grandes estudos, jamais cursou uma faculdade, a não ser a escola da vida, mas assim mesmo conseguia transmitir sábios conselhos, como este que acabo de relatar e que muito me tem servido.

Dou graças ao Grande Arquiteto do Universo, por me ter dado tempo suficiente para refletir sobre estas coisas e mente capaz de assimilar e transmitir para outras gerações essas grandes verdades.

Obrigado Tia Ritinha, que Deus a tenha em um bom lugar.

Nenhum comentário: